Carta da “Terra 2070”
A Voz de João Garcia e Mário Mazeron
Os Desastres Ecológicos e a Falta de Atenção ao Elemento Água Têm Levado o Planeta e a Humanidade a Sérias Preocupações Com Relação à Água. No Entanto, Nenhuma Delas Tão Real Quanto Esta Carta Que Fomos Buscar na Internet Para os Ouvintes do Guaíba Ecologia.
Acabo de Fazer 50 Anos, Mas Minha Aparência é de Uma Pessoa de 70. Tenho Sérios Problemas Renais Porque Bebo Pouca Água. Penso que Me Resta Pouco Tempo. Hoje Sou Uma das Pessoas Mais Velhas Nesta Sociedade. Me Lembro Quando Tinha Apenas 05 Anos. Tudo Era Muito Diferente. Havia Muitas Árvores Nos Parques, as Casas Tinham Bonitos Jardins e Eu Podia Desfrutar de Um Banho de Mangueira Por Uma (1) Hora. Agora Usamos Toalhas Umedecidas Em Azeite Mineral Para Limpar a Pele. Antes, Todas as Mulheres Exibiam Belos Cabelos. Agora Devemos Raspar a Cabeça Para Podermos Mantê-La Limpa Sem Usar Água. Antes, Meu Pai Lavava Carro Com a Mangueira. Hoje Não Acreditamos Que a Água Já Foi Utilizada Dessa Forma. Lembro Que Havia Muitos Anúncios Que Diziam "Cuidemos da Água", Sem Que Ninguém Lhes Desse Crédito. Pensávamos Que a Água Jamais Se Acabaria. Agora Todos os Rios, Barragens, Represas, Lagoas e Aquíferos Estão Irreversivelmente Contaminados ou Extintos. Antes, a Qualidade de Água Indicada Como Ideal Para Beber Era de 08 Copos Ao Dia Por Pessoa Adulta. Hoje, Só Podemos Beber Meio Copo. A Roupa é Descartável, o Que Faz Aumentar a Quantidade de Resíduos Sólidos Produzidos. Voltamos a Usar os Poços Sépticos, Como Acontecia na Idade Média, Pois a Falta de Água Impede a Utilização das Redes de Esgotamento Sanitário. a Aparência da População Hoje é Horrível.
Corpos Enrugados Pela Desidratação, Cheios de Chagas na Pele, Efeito dos Raios Ultravioletas, Pois o Planeta Não Mais Possui a Camada de Ozônio. As Infecções Gastrointestinais, Enfermidades da Pele e das Vias Urinárias São as Principais Causas de Morte. A Indústria Está Paralisada. e o Desemprego é Dramático. As Plantas Desalinizadoras São a Principal Fonte de Emprego e Pagam Com Água Potável Em Vez de Salário. Os Assaltos Por Uma Garrafa de Água São Assunto Comum Hoje em Dia Nas Ruas Desoladas. A Comida é 80% Sintética. Seca. Devido Ao Ressecamento da Pele, Uma Jovem de 20 Anos Parece Ter 40. Os Cientistas Investigam, Porém Não Há Solução Possível. Não Se Pode Fabricar Água. O Oxigênio Também Está Escasso Por Falta de Árvores. A Escassez de Oxigênio Contribui Para Diminuir o Coeficiente Intelectual das Novas Gerações. A Morfologia do Espermatozoide de Muitos Indivíduos Sofreu Alteração Como Consequência, Existem Muitas Crianças Com Insuficiências, Mutações e Deformidades. O Governo Nos Cobra Pelo Ar Que Respiramos: 137 Metros Cúbicos Ao Dia Por Habitante Adulto. As Pessoas Que Não Podem Pagar São Retiradas das Zonas Ventiladas Que Estão Dotadas de Gigantescos Pulmões Mecânicos, Os Quais Funcionam Com Energia Solar. Não São de Boa Qualidade, Porém Se Pode Respirar.
Em Alguns Países Existem Manchas de Vegetação Com Seu Respectivo Rio, o Qual é Custodiado Pelo Exército. A Água Se Tornou Um Tesouro Muito Mais Cobiçado Que o Ouro ou Os Diamantes. Entretanto, Aqui Não Há Árvores Porque Quase Nunca Chove, e Quando Chega a Se Registrar Alguma Precipitação, a Chuva é Ácida. As Estações do Ano Foram Drasticamente Transformadas Devido Aos Testes Atômicos e à Indústria Contaminante do Século 20. Foram Tantas Advertências Para Se Cuidar do Meio Ambiente. Porém, Ninguém Deu Crédito a Isso. Quando Minha Filha Me Pede Para Que Eu Fale de Quando Era Jovem, Eu Descrevo Como Eram Bonitas As Matas, Falo da Chuva, das Flores, e Como Era Agradável Banhar-Se e Poder Pescar Nos Rios. Ela Me Pergunta: "Papai, Por Que a Água Se Acabou?" Então Sinto Um Nó Na Garganta. Não Posso Deixar de Me Sentir Culpado, Porque Pertenço à Geração Que Acabou de Destruir o Meio Ambiente, ou Simplesmente Não Levamos a Sério Tantas Advertências. Agora Nossos Filhos Pagam Um Alto Preço, e Sinceramente Penso Que Dentro de Muito Pouco Tempo a Vida na Terra Já Não Será Possível, Porque a Destruição do Meio Ambiente Chegou a Ponto Irreversível. Como Gostaria de Voltar no Tempo e Fazer Com Que Toda a Humanidade Compreendesse Isto Quando Ainda Podíamos Fazer Alguma Coisa Para Salvar Nosso Planeta.
Documento Extraído da Revista Crônica de Los Tiempos. Talvez Ainda Hoje Tenhamos Tempo de Que Essa Carta Não Passe de Uma Simples Ficção, Se Começarmos a Agir Rapidamente Em Defesa do Nosso Ambiente, Com Ações Concretas e Exigindo dos Governantes Políticas Públicas de Preservação Ambiental. Caso Contrário, a Carta Poderá Ser Escrita Bem Antes de 2070. Fica a Reflexão Previsão Para a Semana, Mas Sem Pessimismo, Pois Nós Sabemos Que Unidos e Mobilizados Somos Fortes.
Este Trabalho Foi Realizado Com a Locução de Mário Mazeron e a Montagem Técnica de Kleber Mendes, na Rádio Guaíba.
FONTE: RÁDIO GUAÍBA






Nenhum comentário:
Postar um comentário