Companhias firmaram acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que começa a vigorar na terça-feira (16)
Ligações de telemarketing de empresas de telecom poderão ser bloqueadas para quem se inscrever em cadastro
Cleber Gomes / Agencia RBS
Começa a funcionar na terça-feira (16) o cadastro para bloqueio das
chamadas de telemarketing de empresas de telecomunicações para quem
quiser evitar essas ligações.
O Site Cadastro Nacional Não Me Perturbe passará
a receber o cadastro de telefones de quem não quiser chamadas das
empresas Algar, Claro, Oi, Nextel, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo. Elas
firmaram um acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para não contatarem com proposta de venda os telefones informados.
O consumidor poderá bloquear
as chamadas indesejadas tanto por operadora como por tipo de serviço —
telefonia fixa, celular, internet e TV por assinatura. Conforme o site
de O Globo, detalhes ainda serão acertados nesta segunda-feira, e não se
sabe se todas as funcionalidades passarão a funcionar já na terça.
Desde
que as empresas passaram a usar robôs para contatar potenciais
clientes, a Anatel tem pressionado o setor para criar uma plataforma
para limitar as insistentes ligações. O descumprimento do bloqueio feito
via cadastro é passível de multas regulamentares da agência, que podem
chegar a R$ 50 milhões, de acordo com a gravidade, informa O Globo.
Em
pesquisa feita pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) em
abril, 92,5% dos entrevistados diziam receber chamadas indesejadas. Na
maioria dos casos (55,6%), não conseguiam identificar a empresa de
origem. Os consumidores gaúchos também podem realizar bloqueio de
ligações indesejadas no site do Procon-RS. O serviço Bloqueio de Telemarketing permite
o cadastro de até três linhas por usuário para impedir chamadas do
gênero. O bloqueio ocorre até 30 dias após o pedido, que é gratuito.
Saiba Como Entrar na Lista
- A partir desta terça, entra no ar o portal do Cadastro Nacional Não Me Perturbe.
- No site, o cliente fará a inclusão de seu número no cadastro e poderá escolher a operadora ou o tipo de serviço sobre o qual não quer receber ligações comerciais (na lista, estão telefonia fixa, celular, internet e TV por assinatura).
- Para fazer isso, terá de informar nome completo, CPF e e-mail, para criar um login e senha de acesso, explica o SindiTelebrasil, sindicato que reúne as empresas do setor.
- Após a solicitação para inclusão de telefone na lista, há um prazo de 30 dias para a realização do bloqueio.
- A empresa que desrespeitar a lista pode receber multa com valor de até R$ 50 milhões.
A empresa que desrespeitar a lista pode receber multa com valor de até R$ 50 milhões. - Reclamações de consumidores devem ser feitas pela central telefônica da Anatel, no número 1331.
* Com Informações da Folhapress
FONTE: GAÚCHAZH
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