MENU





terça-feira, 30 de abril de 2019

Cantora Beth Carvalho Morre no Rio de Janeiro

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh3A22F15hdBTj2H2GwGFO7Ru2Ue95pDgmLxT6f7xRTQ1U-nKSWEoQ0zBDB2_s1GFxcp5Ze5_05kr9AtqhODBUlIpAh9pfAkEtP0p8_D0WekmrXLkOB1jKiSHdSa_4VZO9ynnQ_0P0Z7B-D/s1600/Cantora+Beth+Carvalho+Morre+no+Rio+de+Janeiro.jpegO mundo do samba sofreu a notícia mais triste do ano nesta terça-feira, 30 de abril. Morreu no fim da tarde a sambista Beth Carvalho. A madrinha do samba estava internada nos últimos dias e vinha lutando há anos contra complicações em decorrência de problemas na coluna. Beth sofreu infecção generalizada.

Elizabeth Santos Leal de Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, no dia 5 de maio de 1946. Filha de João Francisco Leal de Carvalho e Maria Nair Santos Leal de Carvalho, e irmã de Vania Santos Leal de Carvalho. Seu contato com a música foi incentivado pela família, ainda na infância. Aos oito anos, ouvia emocionada as canções de Sílvio Caldas, Elizeth Cardoso e Aracy de Almeida, grandes amigos de seu pai. Sua avó, Ressú, tocava bandolim e violão. Nas festinhas e reuniões musicais dos anos 60, surgia a cantora Beth Carvalho, influenciada por tudo isso e pela Bossa Nova.

Em 1965, gravou o seu primeiro compacto simples, com a música “Por quem morreu de amor”, de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli. Em 66, já envolvida com o samba, participou do show “A Hora e a Vez do Samba”, ao lado de Nelson Sargento e Noca da Portela. No Festival Internacional da Canção de 1968, conquistou o 3º lugar com “Andança”, de Edmundo Souto, Paulinho Tapajós e Danilo Caymmi, e ficou conhecida em todo o país. Além de seu primeiro grande sucesso, “Andança” é o título de seu primeiro LP, lançado no ano seguinte.

Frequentadora assídua dos pagodes, entre eles os do Cacique de Ramos, Beth Carvalho revelou artistas como o grupo Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Almir Guineto, Sombra, Sombrinha, Arlindo Cruz, Luis Carlos da Vila, Jorge Aragão e muitos outros. Mais do que isso, a cantora trouxe um novo som ao samba, porque introduziu em seus shows e discos instrumentos como o banjo com afinação de cavaquinho, o tan-tan e o repique de mão, que até então eram utilizados exclusivamente nos pagodes do Cacique.


FONTE: CARNAVALESCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.

© Copyright 2017–2024 TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS DO SISTEMA GTC DE RÁDIO DO GRUPO TAVARES DE COMUNICAÇÃO S.A.