Grandes avenidas que estão passando pelo processo de
requalificação ganham rótulas para disciplinar o fluxo de trânsito. O
dispositivo agiliza o deslocamento de veículos sem privilegiar nenhum
dos sentidos – todos são obrigados a parar e isso contribui para a
sensível redução da ocorrência de acidentes.
A avenida Salgado Filho, na zona norte da cidade, que está sendo duplicada, requalificada e pavimentada, recebe cinco rótulas novas – nas extremidades, com Fernando Osório e República do Líbano e no percurso, nos entroncamentos com a rua Cristóvão José dos Santos e com as avenidas Visconde de Pelotas e Zeferino Costa. As obras correm sob responsabilidade da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).
Avaliando os benefícios dos projetos das rótulas, o secretário de Transporte e Trânsito (STT) Flávio Al Alam esclarece que o sistema é adequado para entroncamentos com grande fluxo de veículos. “As rótulas tiram a velocidade e organizam o trânsito, além de oferecer oportunidades iguais para o movimento proveniente de todos os sentidos.”
Al Alam comenta que as rótulas, em pontos de grande fluxo, são até mesmo mais eficientes do que os semáforos. Elas são reguladoras e acabam com o status de preferencial de uma via em relação à outra. “Há também a minirrotatórias, a exemplo das da rua Gomes Carneiro com as ruas 15 de Novembro, Gonçalves Chaves e Almirante Barroso, e também em alguns bairros.” A sinalização acompanhou a evolução – no lugar de “dê a preferência”, foram implantados sinais de “Pare”, equivalendo as oportunidades de avanço do fluxo de todos os sentidos.
Na Salgado Filho, onde o projeto de duplicação, requalificação e pavimentação avança, as novas rótulas com as avenidas Fernando Osório e República do Líbano terão os entornos asfaltados tão logo o tempo se estabilize. As chuvas frequentes dos últimos dias inviabilizou a execução deste serviço. No encontro com a Fernando Osório, já foi feita pintura de teste.
A rótula – dispositivo que se autorregula e disciplina o trânsito, também foi implantada no entroncamento da rua João Jacob Bainy com avenida Francisco Caruccio, em dimensões adequadas e com cem por cento de aprovação.
A avenida Salgado Filho, na zona norte da cidade, que está sendo duplicada, requalificada e pavimentada, recebe cinco rótulas novas – nas extremidades, com Fernando Osório e República do Líbano e no percurso, nos entroncamentos com a rua Cristóvão José dos Santos e com as avenidas Visconde de Pelotas e Zeferino Costa. As obras correm sob responsabilidade da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).
Avaliando os benefícios dos projetos das rótulas, o secretário de Transporte e Trânsito (STT) Flávio Al Alam esclarece que o sistema é adequado para entroncamentos com grande fluxo de veículos. “As rótulas tiram a velocidade e organizam o trânsito, além de oferecer oportunidades iguais para o movimento proveniente de todos os sentidos.”
Al Alam comenta que as rótulas, em pontos de grande fluxo, são até mesmo mais eficientes do que os semáforos. Elas são reguladoras e acabam com o status de preferencial de uma via em relação à outra. “Há também a minirrotatórias, a exemplo das da rua Gomes Carneiro com as ruas 15 de Novembro, Gonçalves Chaves e Almirante Barroso, e também em alguns bairros.” A sinalização acompanhou a evolução – no lugar de “dê a preferência”, foram implantados sinais de “Pare”, equivalendo as oportunidades de avanço do fluxo de todos os sentidos.
Na Salgado Filho, onde o projeto de duplicação, requalificação e pavimentação avança, as novas rótulas com as avenidas Fernando Osório e República do Líbano terão os entornos asfaltados tão logo o tempo se estabilize. As chuvas frequentes dos últimos dias inviabilizou a execução deste serviço. No encontro com a Fernando Osório, já foi feita pintura de teste.
A rótula – dispositivo que se autorregula e disciplina o trânsito, também foi implantada no entroncamento da rua João Jacob Bainy com avenida Francisco Caruccio, em dimensões adequadas e com cem por cento de aprovação.





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